quarta-feira, 13 de março de 2013

Aeroporto em Praia Grande atrairá Investidores e população duplicará.



Projeto em Praia Grande, na divisa com a área continental de São Vicente, prevê geração de 15 mil empregos
Às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na divisa de Praia Grande com São Vicente, será construído um complexo empresarial que inclui aeroporto, hotéis, lojas de conveniência e tem a perspectiva de gerar 15 mil empregos diretos.
Uma iniciativa da ICIPAR Empreendimentos Imobiliários, empresa que pertence ao Grupo Sonda, o Complexo Empresarial Andaraguá tem como principal objetivo concentrar empresas de diversos segmentos não poluentes em um local onde possam ter acesso fácil às importações e exportações.
O bairro que leva o nome do projeto foi escolhido por sua localização estratégica: à beira de uma rodovia e próximo de uma linha férrea, distante apenas 17 quilômetros do Porto de Santos.
Do total dos cinco milhões de metros quadrados, 70% permanecerão preservados e ainda será feito um acompanhamento de fauna e flora, a fim de evitar ou reparar eventuais danos ecológicos na região.
O projeto do empreendimento foi apresentado em audiência pública, na Câmara de Praia Grande na quinta-feira (6). O encontro teve a participação de representantes da Cetesb e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Praia Grande
O prefeito eleito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou a importância econômica do empreendimento para toda a região e o crescimento sustentável da iniciativa. “Gostaria que ficasse claro que este projeto representa oportunidade de um crescimento continuado nesta região, que tem um aumento populacional previsto em 200 mil pessoas no período de 12 anos.”
Aeroporto– A projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local. Por se tratar de movimento apenas de cargueiros, a meta é que o aeroporto receba no máximo nove operações por dia.
A empresa se dispôs a instalar uma escola técnica dentro do complexo para capacitar moradores da Cidade. A expectativa é que 90% dos funcionários sejam de Praia Grande. A capacitação também será feita em parceria com ONGs da Cidade.


Fonte:www.jornaldaorla.com.br/

Melhoria da malha rodoviária no Litoral SP



Novos viadutos vão eliminar semáforos no trecho de baixada da Rodovia dos imigrantes

Obra viária orçada em R$ 100 milhões prevê a construção de dois viadutos no trecho de São Vicente da rodovia
A população de São Vicente e de todo o litoral sul do Estado recebeu uma boa notícia do governador Geraldo Alckmin nesta terça, 15: a abertura da licitação para a construção de dois viadutos na Rodovia dos Imigrantes (SP-160). O início das obras está previsto para maio, e o investimento é de R$ 100 milhões.
Essenciais para o fluxo na rodovia, os viadutos eliminarão o principal gargalo da Rodovia dos Imigrantes e implicarão na retirada de seis semáforos que controlam o cruzamento em São Vicente. "É uma obra esperada há muitos anos. A implantação dos viadutos vai fazer com que questões do dia-a-dia das pessoas, como segurança e desenvolvimento regional, destravem, e ainda deixa um bom legado para a região", disse.
Mesmo se tratando de uma obra grande, o tráfego não será impedido durante a execução do empreendimento. A construção será realizada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. Os novos viadutos vão beneficiar pelo menos 300 mil habitantes, além da população sazonal que visita as praias da região.
fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias

Estado investe R$ 6 milhões em obras na Praia Grande


Governo do Estado investe R$ 6 milhões em obras na Praia Grande

Investimento será utilizado para a conclusão das obras na Avenida Presidente Kennedy, que teve início em 2007

A Avenida Presidente Kennedy, uma das principais vias do município de Praia Grande, no litoral paulista, recebeu nesta terça-feira, 15, o investimento de R$ 6 milhões destinados pelo Governo do Estado, em convênio com a Secretaria Estadual de Turismo, para continuação das obras de melhorias e reurbanização da avenida.

O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia e destacou a importância da via para o turismo da região. "Uma das maiores obras do Dade. É um modelo de urbanização em benefício da população, da cidade e do turista", apontou o governador. Durante a alta temporada, Praia Grande costuma receber uma população flutuante que supera em cinco vezes sua população fixa, que é de 272 mil habitantes.
O investimento será utilizado para a conclusão da obra que, teve início em 2007. Desde então, foram realizados alargamento de pistas, recapeamento asfáltico, ciclovias, guias, sarjetas, reforma das calçadas, bolsões para parada de ônibus e estacionamento de veículos, além da readequação da sinalização e da iluminação, nos seus 11 quilômetros de extensão.


"São Paulo tem turismo das praias, das montanhas, turismo histórico, rural e religioso. E o turismo faz bem, porque o ser humano não é uma máquina, que só trabalha, tem que descansar, relaxar", declarou Alckmin. O governador ainda sinalizou a disposição de trabalhar em parceria com a prefeitura de Praia Grande, para realizar novos investimentos no município.
fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias

Governo investi no turismo da Baixada santista.


Baixada Santista recebe R$ 97 milhões para investir em turismo

Recursos foram liberados por meio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
Oito cidades da Baixada Santista consideradas estâncias balneárias receberam nesta terça, 15, R$ 97,3 milhões do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão vinculado à Secretaria de Turismo. "O recurso é para ajudar as cidades a receber bem os turistas, é um dinheiro bem aplicado em benefício da cidade e dos empregos", disse o governador Geraldo Alckmin ao anunciar a verba, na cidade de São Vicente.
Receberão os recursos as cidades de Bertioga (R$ 6,6 milhões), Guarujá (R$ 20,9 milhões), Itanhaém (R$ 5 milhões), Mongaguá (R$ 4 milhões), Peruíbe (R$ 4,3 milhões), Praia Grande (R$ 15,3 milhões), Santos (R$ 31,9 milhões) e São Vicente (R$ 9,2 milhões).



fonte:http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=225530

Praia Grande e Baixada Santista cresce com o pré-sal.



Nenhuma outra região será tão afetada pelo pré-sal quanto a Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo, avalia o deputado federal pelo PSB e ex-prefeito de São Vicente Márcio França. Escolhidas pela Petrobras como as bases para a exploração dos mais de dez campos petrolíferos da Bacia de Santos, as cidades de Santos e São Vicente já estão sentindo os efeitos da presença da empresa, especialmente no que se refere à especulação imobiliária. “O preço dos imóveis subiu quase quatro vezes nos últimos cinco anos”, afirma França. Além disso, diversos investimentos estão transformando a região. Algumas cidades devem ver sua população se multiplicar quando a produção de petróleo realmente começar. Praia Grande, por exemplo, tradicional reduto de veraneio da classe média emergente de São Paulo, deve passar de 200 mil para mais de um milhão de habitantes, segundo o deputado.
Entre os investimentos previstos para melhorar a infraestrutura da região, França destaca a construção de um túnel ligando Santos ao Guarujá, percurso que atualmente é feito por meio de balsa. Outra obra importante é a duplicação da rodovia dos Tamoios, que liga a cidade de São José dos Campos, no interior do Estado, a Caraguatatuba, no litoral norte. Ampliada, a estrada serviria para escoar as cargas que chegam ao porto de São Sebastião. Com águas mais profundas que o porto de Santos, o terminal de São Sebastião poderia ser uma alternativa para navios maiores, que hoje não podem atracar no maior porto da América Latina.
O ex-prefeito prevê ainda um aumento dos problemas sociais na região. Essa é a principal bandeira levantada pelos opositores da lei que altera a distribuição dos royalties do petróleo. Aprovada pelo Congresso, ela aumenta o repasse para as cidades não produtoras. “Isso não é justo com as localidades que sofrerão o maior impacto”, afirma França.

Fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/257873_PRE+SAL+EM+DEBATE

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

História

Cabines para banhistas

No início do século XX, os banhos de mar tinham caráter diferente de hoje. Eram recomendados com fins terapêuticos, para tratar da saúde, por conta da concentração de iodo. As pessoas vinham para a Praia Grande se banhar ao raiar do dia, ainda de madrugada. Vestiam geralmente como trajes de banho     duas peças feitas de baeta, um tecido felpudo de lã: calça até os tornozelos, camisa de mangas compridas, franzida e com abas.
Ao longo dos anos, o turismo da cidade sofreu transformações. Na década de 60 e 70, a cidade recebia o turista de um dia, que vinha à praia para se divertir no mar. Para atendê-lo, existiam cabines de banho e até maiôs que podiam ser alugados. O comércio procurava atender o gosto deste turista.
Durante muito tempo, apesar de muitas pessoas chegarem na cidade, não havia infra-estrutura suficiente para atendê-las. Vários ônibus chegavam e ficavam ao longo da praia. As famílias traziam o que comer e não se importavam com o lixo que produziam. A areia, o mar, as ruas e as praças ficavam muito sujas.
Hoje, o turismo tem outra característica. As cabines deixaram de existir e deram lugar a outras atividades comerciais e serviços. Mas, será que o lixo do turista ainda é um problema para a cidade?
Como é o turismo hoje em Praia Grande? Qual a relação entre turismo e comércio para o desenvolvimento da cidade? Como os turistas utilizam hoje a praia? Existe algum trabalho para conscientização dos turistas e moradores para a preservação de nossas praias?

domingo, 9 de dezembro de 2012

História: Vista aérea da Avenida Costa e Silva, Boqueirão, Praia Grande

Boqueirão
Um dos lugares mais conhecidos de nossa cidade, por moradores e turistas, é o bairro do Boqueirão. Antigamente era chamado de Porto do Rei.
Segundo relatos, o Boqueirão era uma pequena vila com imensas áreas verdes, instalada em torno da principal via de acesso a São Vicente, a Av. Tupiniquins, a atual Av. Costa e Silva. Em 1909, aí foi erguida pela comunidade a capelinha de Santo Antônio do Boqueirão, que, posteriormente, foi demolida para a construção da igreja. Há pouco tempo, a igreja foi destruída por um incêndio. 






sábado, 8 de dezembro de 2012

História: Capela Santa Mathilde Canto do Forte Praia Grande

  Capela Santa Mathilde Canto do Forte
1949

Desde sua fundação, em 11 de dezembro de 1949, a primeira missa, para celebrar a inauguração da capela, foi oficiada por D. Idílio José Soares, bispo diocesano de Santos.
Ao ato compareceram destacadas personalidades como Dr. Rubens Fere ira Martins, prefeito de Santos, Leonor Mendes de Barros, esposa do governador Adhemar de Barros; Dr. José Monteiro, prefeito de São Vicente;vereadores, Nestor Ferreira Rocha, presidente da Sociedade dos Amigos de Praia Grande; todos os membros das famílias Heitor Sanches e Osvaldo Toschi.
Após a missa, usou da palavra o Sr. bispo D. Idílio José Soares, congratulando-se com a construção da capela e sua importância para o bairro, ressaltando o dinamismo do Sr. Heitor Sanches, que em apenas 6 meses havia construído o referido templo.
A construção da capela e sua beleza arquitetônica foram confiadas ao Dr. George Prezeirembel, mas devido a alguns contratempos, o projeto da capela foi confiado à firma Construtécnica.
O terreno onde se acha instalada a capela foi doado pelo Sr. Heitor Sanches à Cúria Metropolitana, além do terreno, do projeto e da construção; foram realizadas várias quermesses para angariar fundos para a conclusão do piso da capela.
Dia 26 de novembro de 1950 foi realizado o primeiro batizado, e a 25 de dezembro de 1950 o primeiro casamento; neste mesmo ano era realizada a primeira comunhão de 12 crianças do bairro e a celebração do 2º Natal para as crianças pobres, organizado por dona Circe Sanches Toschi.

Referências: capeladesantamatilde.blogspot.com.br



2012